terça-feira, março 27, 2007













27 de Março 2007
DIA MUNDIAL DO TEATRO
MENSAGEM PORTUGUESA


Neste Dia Mundial do Teatro quero manifestar a minha admiração por todos aqueles que ao longo dos tempos dignificaram e fizeram desta arte e profissão um exemplo de vida, de manifestação artística e de mensagem política. Quem suportou a violência da censura de antes do 25 de Abril e recebeu a missão de comunicar e criar em liberdade, não pode ignorar a sua responsabilidade. A todos aqueles que neste momento são gente de teatro, uma palavra de amizade, de solidariedade e confiança num futuro que estamos a criar. Posso dizer que ser de teatro é ser maior, é ser diferente, é ser responsável. Vivemos numa época de preocupação com a guerra do Iraque, com a fome, com as desigualdades sociais, com a prostituição, o racismo e o flagelo da droga. Trabalhamos para um público que partilha das nossas preocupações. Tenho o maior orgulho nos meus colegas e nos meus amigos. O egoísmo de que nos acusam é resultado da paixão que temos pela nossa profissão. Um profissional vive, ri, sofre e ama profundamente o teatro.É estranho quando nos deparamos com situações que pensamos que sabemos resolver. Quanto mais sabemos, mais temos a noção de que ainda há muito para aprender. Aos mais novos, àqueles que por vezes terminam os seus cursos e depois ficam à espera de uma oportunidade, àqueles em quem eu acredito que serão o teatro do futuro, que serão os responsáveis por esta profissão maravilhosa, única. Garanto que vale a pena! O teatro não esquece aqueles que o amam e o servem sem se servirem dele. A vossa oportunidade chegará. Por último, uma palavra muito especial, um aplauso diferente para Isabel de Castro e Canto e Castro. Assim se faz o Teatro.

(escrita pelo encenador Carlos Avilez, a convite da Sociedade Portuguesa de Autores)

5 comentários:

Anónimo disse...

bem.

spring disse...

neste dia mundial do teatro não nos podemos esquecer de todos aqueles que já partiram, mas que ficaram na nossa memória, pelo prazer oferecido nesse palco da vida chamado teatro.
PS- nunca nos esqueceremos do dia em que o Teatro foi ao Cinema no Teatro da Cornucópia, quando o Luís Miguel Cintra e o Jorge Silva Melo encenaram a peça "Casimiro e Carolina", já lá vão muitos anos.
paula e rui lima

DUARTE VICTOR disse...

E o contrário também é verdade. O Cinema visitou algumas vezes o Teatro de forma brilhante. Recordo "O Homem Elefante" baseado na peça inglesa com o mesmo nome, do qual resultou um filme de culto. Abraço

Isabel Victor disse...

E ... amanhã o teatro vai ao museu !

Espantar a " Solidão "
Escorregar na poesia ...

Beijos ****** para o actor do meu coração !

E ... mais b***********

spring disse...

uma boa Páscoa
paula e rui lima